O PSD recorda que, no Concelho da Figueira da Foz, na área de jurisdição do ICNF, a tempestade “Leslie” também afetou gravemente a Mata Nacional de Leirosa, a Costa de Lavos e S. Pedro, para não falar no incêndio de 2017, durante o qual ardeu grande parte da Mata Nacional de Quiaios e da Zona da envolvente à Lagoa da Vela.
Os Figueirenses estão cansados de décadas de promessas, pelo que exigem Trabalho Efetivo e Visível!
Na próxima segunda-feira, a Câmara Municipal e o ICNF preparam-se para mais uma ação de mera Propaganda Política, não se percebendo para quê tanto aparato, quando o que vão anunciar é apenas o que é da sua competência - fazer a limpeza que se impõe!
Para o PSD, é tempo de dar respostas diretas e concretas às seguintes questões:
1 - Para quando o Plano de Ordenamento Florestal da Serra da Boa Viagem e das Matas Nacionais?
2 - Para quando o início da intervenção de fundo na Serra da Boa Viagem? (Delimitação da área do ICNF, limpeza de espécies invasoras, novas plantações e respetivo ordenamento). É que, desde os incêndios de 1993 e de 2005, nada foi feito...
3 - Para quando a intervenção nas Matas Nacionais, na Leirosa, na Costa de Lavos e em S. Pedro?
4 - Para quando a Pavimentação da Estrada Florestal 1 (Quiaios - Praia da Tocha) e da Estrada das Lagoas?
5 - Para quando uma calendarização da reflorestação da Mata Nacional de Quiaios e zona envolvente da Lagoa da Vela, fustigada pelos incêndios de 2017? que já passou um ano!
6 - Para quando a resposta à pergunta de somente se anunciar a plantação de 32 mil pinheiros na Zona Oeste da Lagoa da Vela? E quando será essa plantação? Ou será que esse anúncio do ICNF e da Câmara Municipal, serve somente para camuflar a trapalhada da encenação dos pinheiros marítimos oriundos de França?
Recordamos que o Partido socialista Governa o concelho da Figueira há 9 anos, durante os quais só temos assistido a... promessas!
Figueira da Foz, 10 Novembro de 2018