Menu

Intervenção do Deputado Municipal Manuel Rascão Marques na Assembleia Municipal de dia 14 de dezembro de 2018

Intervenção do Deputada Municipal Manuel Rascão Marques na Assembleia Municipal de dia 14 de dezembro de 2018

Intervenção do Deputado Municipal Manuel Rascão Marques no período antes da ordem do dia na reunião da Assembleia Municipal de dia 14 de dezembro de 2018:

"Sr Presidente da Assembleia Municipal
Sr Presidente da Camara Municipal
Srs Vereadores
Srs Deputados municipais
Comunicação Social
Publico presente

No dia em que iniciamos a ditadura socialista do tempo no sentido de nos calar nesta Assembleia Municipal, tentando impedir-nos de falar por quem nos elegeu é com alguma surpresa que a bancada do PSD nesta Assembleia vê o Sr. Presidente da Câmara ainda sentado nesse lugar, não tendo seguido o exemplo do Sr. Comandante dos Bombeiros Municipais e não é somente porque entendemos que é um dos piores Presidentes da Câmara Municipal que a Figueira da Foz já teve.

V.Exa. é nos termos da Lei nº.65/2007, que regula os Serviços Municipais da Protecção Civil, como no diz o Artº.6º. “O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL É A AUTORIDADE MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL” e mais diz “…É COMPETENTE PARA DECLARAR A SITUAÇÃO DE ALERTA DE ÂMBITO MUNICIPAL” O que o Senhor fez?

É decretado Alerta Vermelho pela autoridade nacional.

- Só existiam apenas 5 elementos de serviço nos Bombeiros Municipais!
- Não foi accionado atempadamente o pessoal de reforço para o quartel!
- Não houve medidas preventivas!
- Não houve reunião preparatória necessária para o perigo eminente! (podia ter seguido o exemplo do seu camarada Presidente da Câmara de Soure que o fez e teve resultados positivos)
- Não foi activada uma sala de risco com todos os agentes da protecção civil com vista a acompanhar e monitorizar todo o desenvolvimento da operação!
- Durante a tempestade não houve qualquer articulação com os restantes agentes da protecção civil (só assim se compreende, por exemplo, que não tenha sido impedido a circulação na ponte!!!)!
- Quando decidiu activar os meios humanos já todo o sistema de comunicações havia colapsado!
- A irresponsabilidade foi tanta que apesar do aviso vermelho não foi cancelado o espectáculo no CAE, não foi avisada a restauração para não usar as esplanadas, etc, etc.

V.Exa. enquanto responsável máximo da Protecção Civil, repete-se, já assistiu a vários fenómenos, naufrágio, o enorme incêndio do ano passado (só falta um terramoto) e lamentavelmente nada aprendeu!

- Quando tomou posse um dos seus primeiros actos enquanto presidente da Câmara foi cancelar um concurso externo para a entrada de 9 bombeiros que o seu antecessor Eng. Duarte Silva abriu. Estamos no seu terceiro mandato e último felizmente e não abriu nenhum concurso demonstrando que efectivamente não pensa na segurança dos figueirenses, uma atitude negligente com os seus deveres quanto à segurança dos figueirenses.

- Mas não se trata só da falta de meios humanos, sabe também que há falta de equipamento de protecção individual? De fardas? De fatos para combate a incêndios urbanos? Sabe que só existe um equipamento de protecção para corte de árvores para 32 bombeiros?! Sabe que os bombeiros da Figueira da Foz andaram a cortar árvores sem esta protecção correndo riscos? E se algo acontecesse na execução desta tarefa?

Não deve saber nada...

- O Sr. continua a não dar a devida importância ao que se passa no município, continua a achar que está tudo a correr bem, continua a não estar atento aos pormenores… Está à espera que suceda algo ainda mais grave? Que haja mortes? Bom é óbvio que agora nos vai dizer que vai tudo ser feito….

Tenha a dignidade de assumir as suas responsabilidades politicas e tomar uma atitude condigna!

Já decorreram mais de dois meses e ainda há árvores caídas, sinais de trânsito tombados, mobiliário urbano destruído, munícipes com casas por recuperar, industrias com dificuldade em recuperar…

Mas registamos a rapidez a cortar as árvores nos obras em Buarcos e no Parque de campismo municipal, só faltou desbastar o horto para tentar permitir o alargamento do estabelecimento comercial anexo.

Lamentamos o facto de não ter levado os seus camaradas deputados a ver o estado do Parque de Campismo do Cabedelo onde houve feridos que não foram devidamente apoiados pelas entidades municipais.

Apoios reais e concretos para auxiliar os munícipes, as empresas e as associações culturais, recreativas e desportivas NADA! O Grupo do PSD nesta Assembleia Municipal espera que V.Exa. reflicta sobre a sua conduta no que à Protecção Civil do Município diz respeito e que tome a decisão adequada...

Disse"