Menu

Intervenção da Deputada Municipal Adélia Batata na Assembleia Municipal de dia 30 de junho de 2023


Intervenção da Deputada Municipal Adélia Batata na Assembleia Municipal de dia 29 de setembro de 2022
Intervenção da Deputada Municipal Adélia Batata no período antes da ordem do dia na reunião da Assembleia Municipal de dia 30 de junho de 2023:

"Exmo Sr Presidente da Assembleia Municipal Exmo Sr Presidente da Câmara Municipal
Exmos Sr Vereadores
Exmos sr Deputados Municipais
Exms Sr Presidentes de Junta
Comunicação Social
Minhas senhoras e Meus senhores

Comemorou-se mais um ano as festas da cidade com muita organização, entusiasmo, dinamismo e qualidade. A Figueira da Foz e os seus munícipes estão de parabéns. Foi visitada por centenas de pessoas, que recebemos com muita qualidade, carinho e orgulho.
No âmbito do programa das festas decorreu no período de 15 a 25 de junho a Feira das Freguesias. Todos os Presidentes de Junta, Dirigentes associativistas e coletividades representadas, se envolveram ao máximo, reunindo esforços, para que tudo corresse na perfeição. Muitas das vezes ficando para trás outros compromissos pessoais, familiares e até mesmo profissionais. E, na realidade graças ao empenho de todos, a feira das freguesias foi um enorme sucesso.
Passada uma semana é tempo de fazer algumas reflexões, considerações e até mesmo sugestões, para que em próximas edições possa, ainda correr melhor.
Assim será de repensar algumas das condições que foram disponibilizadas aos representantes das nossas freguesias que tão bem nos serviram voluntariamente em prol do associativismo, e que estão sempre prontos a servir quem nos visita e os solícita.
Desde já, começando pelo estacionamento, foi reservado um lugar para um veículo por freguesia, no parque de estacionamento. Diariamente estão por freguesia cerca de 20 pessoas a trabalhar, desde logo manifestamente insuficiente, não será de ponderar esta situação.
O stand era relativamente pequeno, mais concretamente o espaço do balcão, empratamento e armazenamento, criando muitas dificuldades de manuseamento de comida e bebidas.
A animação foi reduzida, havendo muitos espaço vazio de entre atuações dos diferentes grupos, lembramos que existe oferta cultural nas freguesias para podia colmatar esses espaços e que não foi contratada.
O palco principal de grande impacto, onde qualquer grupo se torna muito mais visível e prestigiado, esteve na maior parte do tempo sem ocupação.
O palco secundário, onde todos os grupos das freguesias e DJs aturaram, à exceção das bandas filarmónicas, era de pouca qualidade com piso muito irregular composto por várias placas, desniveladas onde qualquer artista se podia magoar. As condições deste palco não eram gratificantes para quem lá atuou perdendo visibilidade.
Os Camarins, anexos ao palco principal estavam muito afastados do palco secundário, e na maior parte das vezes inacessíveis aos artistas do palco secundário. Foi colocada uma pequena tenda perto do palco secundário, mas manifestamente insuficiente, pois além de pequena, não tinha luz, nem sequer uma mesa de apoio. Obrigando artistas a trocar de roupa no exterior.
Pensamos que se devem repensar estas condições, pois deverá ser preocupação do município dar um pouco mais a quem está constantemente e de bom agrado a colaborar e aí sim podemos afirmar o sucesso da feira das freguesias.
Disse."